Materiais usados com até 40% de desconto são a opção para pais e estudantes fugirem dos altos preços das livrarias
- Advertisement -
Os pais já estão comprando os materiais escolares para 2016. E, em tempos de vacas magras, como os atuais, a economia é o que mais atrai na hora de trocar as livrarias tradicionais pelos sebos. A diferença de preço entre um livro novo e usado chega a 40%. O movimento nos sebos deve aumentar cerca de 60% no período das férias, vendendo até 20% mais que no mesmo período do ano passado, de acordo com a Federação do Comércio do DF.
A gramática Aprender e Praticar, do autor Mauro Ferreira, por exemplo, chega a custar R$ 175, se for comprada nova. O mesmo livro usado sai por R$ 100 em um sebo da Asa Norte. E ainda pode ser mais barato se o estudante levar o material que tiver usado para trocar por outros livros.
O comerciante Edson Viana conta que sempre recorre ao sebo para comprar os livros da filha. “Não vejo porque não usar um livro só pelo fato de ele estar usado. A maioria está bem conservada. O que importa é o conteúdo, além da economia”, afirma.
Concurseiros
O concurseiro Ismael Lima protesta contra o preconceito para com os livros usados. “Muitas vezes encontro nos sebos livros que não existem mais nas livrarias. São relíquias vendidas a preços irrisórios. É bobo este preconceito contra os sebos”, afirma.
A empresária Cida Caldas, dona de um sebo, lembra que ainda tem a questão ecológica. “Comprar um livro usado para o seu filho é importante para educá-lo para a necessidade da preservação da natureza e da reutilização dos materiais. E ainda gera uma economia para os pais”, defende.
Saiba mais
Há várias explicações para o porquê de os sebos serem chamados assim. Uma delas é que antes da energia elétrica as pessoas liam à luz de velas. Estas eram feitas de gordura que escorria sobre os livros, deixando-os sebentos, gordurosos. Outra, porém, diz que os jovens de antigamente, loucos por aprender, não se desgrudavam dos livros e os mantinham sempre embaixo do braço, fazendo com que eles ficassem sujos, ensebados.
- Advertisement -
Leia mais:
Distritais reprovam Rollemberg
Impeachment é obra de políticos
Domingo é dia de Eixão