A Secretaria de Saúde alterou o início da campanha de vacinação contra H1N1 para a próxima segunda-feira (18/4). A data anunciada pela pasta, 25 de abril, foi mudada após a pasta receber o montante de vacinas suficientes para começar o serviço.
O Executivo local, durante a estratégia de imunuzação, deve vacinar cerca de 609 mil pessoas.
Oficialmente, a Secretaria comunicou que recebeu do Ministério da Saúde mais 97,7 mil doses do imunobiológico o que seria suficiente para adiantar a data, diferente do que havia informado ontem (12/4).O GDF esperava receber 130 mil doses — saldo negativo de 32 mil itens.
Segundo a pasta, não seria possível iniciar a campanha com o risco de faltar o insumo. Inicialmente, o reforço deveria ter chegado nesta terça-feira, mas isso não ocorreu. Após negociações com o Minsitério da Saúde durante a manhã de hoje (13/4), o Executivo local recebeu as doses e modificou a data. A possibilidade já era cogitada pelo GDF na semana passada.
Até o momento, a capital federal recebeu 260.720 doses das 620 mil que serão disponibilizadas pela rede pública de saúde.
Público-alvo
Serão vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto e os profissionais de saúde. Neste primeiro momento, cerca de 295 mil pessoas receberão a proteção.
Os demais grupos — idosos com mais de 60 anos, povos indígenas, presidiários, servidores do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas — serão vacinados a partir do dia 30 de abril.