Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Saúde amplia investimento do Iges

  • Agência Brasília
  • 07/05/2021
  • 09:40

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde informou que o reequilíbrio foi possível porque o Iges fez várias reduções de despesas | Foto: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF

A Secretaria de Saúde firmou com o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) termo de aditivo ao contrato de gestão nº 001/2018 SES-DF, com o objetivo de reajustar os valores a serem repassados ao Iges este ano.

O termo, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (6), permite restabelecer o equilíbrio-econômico financeiro em consequência da inflação, dos acordos coletivos e das demais repactuações contratuais obrigatórias.

O Instituto administra os hospitais de Base (HB) e Regional de Santa Maria (HRSM), além das sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

Desde que foi criado em 2019, o Instituto vem recebendo valores repassados mensalmente pela Secretaria de Saúde que são fixados de acordo com o Programa Nacional de Gestão de Custos (ApuraSUS), seguindo as tabelas de 2016. Este ano, os valores sofrerão o primeiro reajuste, o que permitirá ao Iges-DF investir na assistência principalmente em áreas prioritárias, como a oncologia e a radioterapia.

Redução de despesas 

A Secretaria de Saúde informa que a aprovação desse reequilíbrio vem após o compromisso e a adoção de uma série de medidas, pelo Iges-DF, para redução de despesas de custeio e pessoal, entre outras, e a correção de desperdícios. Com isso, assegura-se que o reajuste realizado será empregado na gestão das unidades assistenciais, beneficiando o atendimento à população do Distrito Federal.

O Instituto administra os hospitais de Base (HB) e Regional de Santa Maria (HRSM), além das sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De acordo com a pasta, a fixação dos custos das UPAs e do HRSM foram pautados nos mesmos critérios do HB, a primeira unidade a ser administrada pelo Iges-DF.

As medidas tomadas pelo Instituto ocorreram para reduzir também as despesas de vencimentos e quitação das dívidas. Vale ressaltar que o Iges adquiriu muitas dessas dívidas por priorizar investimentos na assistência à Saúde.

O reajuste do valor do repasse também vai permitir que o Iges-DF compre novos equipamentos e faça a manutenção daqueles já existentes.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Compartilhe essa notícia:

Picture of Agência Brasília

Agência Brasília

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Confira a lista de vencedores do Globo de Ouro 2026

11 de janeiro de 2026

Centro de Línguas de Novo Gama abre vagas para cursos gratuitos

11 de janeiro de 2026

Aberto concurso com salários de até R$ 6 mil em Valparaíso

11 de janeiro de 2026

Feliz Ano Novo à categoria bancária!

11 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.