Sarcopenia e nutrição

BSB Capital12/06/2016 às 9:46, Atualizado em 09/07/2016 às 3:49

Talvez você jamais tenha ouvido o termo sarcopenia. A palavra deriva do grego – sarx (carne) e penia (perda). Foi descrita pela primeira vez em 1989, e se refere à perda de massa muscular associada ao envelhecimento. Ainda há muita discussão na literatura sobre qual a melhor definição. Porém, na prática, a perda de massa …

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Talvez você jamais tenha ouvido o termo sarcopenia. A palavra deriva do grego – sarx (carne) e penia (perda). Foi descrita pela primeira vez em 1989, e se refere à perda de massa muscular associada ao envelhecimento.

Ainda há muita discussão na literatura sobre qual a melhor definição. Porém, na prática, a perda de massa magra acarreta em maior ou menor grau de diminuição da capacidade funcional para os idosos. Ou seja, maior dificuldade em realizar suas atividades diárias, devido a essa redução progressiva e intensa que acontece na sarcopenia.

Muitas doenças comuns durante o envelhecimento são fatores de risco para esse quadro. Mesmo idosos saudáveis podem apresentar sarcopenia, especialmente os sedentários e que apresentam ingestão alimentar inadequada.

Em relação aos aspectos nutricionais, não apenas a menor ingestão de proteínas (carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas), mas também micronutrientes são importantes para a manutenção da massa magra. Os principais nutrientes envolvidos na prevenção da massa muscular, além das proteínas, são vitamina D, cálcio, Vitamina C e B12.

O exercício físico, especialmente o de força, é muito importante para a manutenção da massa muscular. Se você tem mais de sessenta anos, é sedentário e não se alimenta bem, busque ajuda de profissionais para te orientar nesses dois pilares da saúde. Procure um professor de educação física para a prescrição do treino de força e um nutricionista para ajustar sua alimentação!

 


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