Elena Prôchina, Gazeta Russa
Um novo ranking de universidades internacionais, e o primeiro compilado na Rússia, será publicado anualmente a partir de 2017. A avaliação irá considerar universidades tanto russas como estrangeiras, com foco em Brics (Brasil, Índia, China), Japão, Irã, Turquia e países da Comunidade de Estados Independentes (CEI – ex-repúblicas soviéticas, exceto Estônia, Letônia, Lituânia e Geórgia).
Para isso, a ideia é que o corpo de avaliação do ranking, intitulado “Três Missões das Universidades”, também seja composto por especialistas internacionais.
O anúncio foi feito no último dia 2 de novembro pelo reitor da Universidade Estadual de Moscou e presidente da União Russa de Reitores, Víktor Savonitchi. “A Rússia é um país com história muito rica e fortes tradições no sistema educacional”, disse Savonitchi, durante a coletiva de imprensa para o lançamento do ranking.
“Muitos países aprenderam com nosso sistema educacional, e fomos exemplo até para os desenvolvidos, que hoje são líderes em vários rankings; nosso sistema merece um olhar mais profundo, ser compreendido e usado em prol de nosso desenvolvimento”, acrescentou.
Cinco categorias – O ranking se baseará em 34 indicadores, divididos em cinco categorias: Educação (40% da avaliação), Ciência (30%), Internacionalização, Estabilidade e Potencial de Desenvolvimento, e Educação a Distância (10% cada), segundo o reitor.
O nova avaliação foi elaborada pela União Russa de Reitores e pela Academia Russa de Ciências após solicitação do presidente do país, Vladimir Putin.
A lista será compilada pela Associação Russa de Compiladores de Rankings, cujos fundadores incluem o centro de pesquisa Expert RA e o VTsIOM (Centro Russo de Pesquisas de Opinião Pública).
d.getElementsByTagName(\’head\’)[0].appendChild(s);