O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve presente, na manhã desta segunda-feira (15), à sessão solene no Senado Federal em homenagem à Campanha da Fraternidade de 2016, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O presidente do Senado, Renan Calheiros, abriu os trabalhos e mencionou o momento oportuno em que a CNBB elegeu o saneamento básico como foco. \”Que esta sessão sirva para reforçar os propósitos de encontrar solução para as nossas deficiências e que possamos mostrar ao Aedes aegypti [mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e das febres chikungunya e amarela] que, no Brasil, não haverá mais água parada\”, afirmou o senador.
Para o chefe do Executivo local, garantir água e esgoto para toda a população é um dos maiores desafios na construção de uma sociedade democrática e igualitária. \”É inadmissível que em 2016 e em plena capital da República ainda tenhamos tanta desigualdade entre a população com acesso ao saneamento e a sem acesso a ele\”, destacou Rollemberg. Ele acrescentou que foram iniciadas obras de infraestrutura em áreas antes desassistidas, como Sol Nascente e Vicente Pires, e que outras regiões serão contempladas nos próximos anos, como os condomínios Porto Rico e o Pôr do Sol, em Santa Maria e em Ceilândia, respectivamente.
Sobre a Campanha da Fraternidade, o governador de Brasília disse que a conscientização dos moradores e o envolvimento de todos (governo e sociedade) são fundamentais para o combate a doenças provocadas pela falta de saneamento. Além disso, ressaltou que a promoção da justiça social se dará não somente com a garantia de água limpa e de esgoto, mas de recuperação da saúde financeira do Distrito Federal e dos estados, que precisam de verba para obras de infraestrutura. A sessão solene ocorreu a pedido do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e do deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE).
Rollemberg nomeia psicóloga para comandar a secretaria de Segurança
Distritais reprovam Rollemberg
GDF pagará salários e 13º de parte dos servidores nesta sexta, garante Rollemberg