• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Crianças, Redes sociais, Tecnologia

Roblox reforça segurança para proteger crianças e adolescentes

  • Redação
  • 05/09/2025
  • 16:09

Compartilhe:

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Roblox anunciou que vai aprimorar o sistema de verificação de idade para todos os usuários até o fim deste ano. A checagem combinará três mecanismos, tecnologia de estimativa de idade por leitura facial, apresentação de documento de identidade e consentimento dos pais para menores.

Segundo a empresa, o modelo é mais preciso “do que simplesmente confiar no que alguém digita ao criar uma conta.” Com isso, a plataforma afirma que poderá limitar interações entre adultos e adolescentes que não se conheçam fora do ambiente virtual. Além disso, passará a adotar a classificação indicativa da Coalizão Internacional para Classificação Etária (IARC) nos jogos disponíveis.

Em agosto, o Roblox foi processado no estado da Louisiana (EUA), acusado de permitir a atuação de predadores sexuais. Em resposta, a empresa negou e disse investir em tecnologias de detecção de riscos, filtros de voz e texto e no recurso Conexões Confiáveis, lançado em julho.

Perigos nas comunidades de jogos

Em comunidades de jogos como Roblox, existem casos de pedófilos que pagam por conteúdo infantil com moedas de jogos on-line. Mariana Félix, advogada especialista em direito penal do RCA Advogados, explica que do ponto de vista jurídico, a legislação prevê punições específicas para quem produz, compartilha ou armazena conteúdo sexual envolvendo menores: “A quem produz, reclusão de 4 a 8 anos e multa; a quem compartilha, sem fins lucrativos, reclusão de 3 a 6 anos e multa; e a quem armazena, reclusão de 1 a 4 anos e multa, conforme artigos 240, 241-A e 241-B do ECA”.

Félix ainda afirma que o artigo 104 do ECA garante que menores de 18 anos não respondem criminalmente como adultos, mas podem ser submetidos a medidas socioeducativas caso pratiquem atos infracionais, como compartilhamento ou acesso a conteúdos ilícitos. 

Sobre os pais, ela afirma que, em regra, não há responsabilização penal pelos crimes cometidos pelos filhos. “Todavia, em situações específicas, se houver participação, omissão dolosa ou negligência grave, por exemplo, se facilitam o acesso, guardam o material ou lucram com isso, os responsáveis podem responder criminalmente.”

Segundo Félix, pais e responsáveis devem ficar atentos a sinais de alerta como “mudança de comportamento dos adolescentes, uso excessivo e camuflado de aparelhos eletrônicos, adoção de linguagem, gestos e atitudes de cunho sexual precoce, recebimento de “presentes” virtuais de desconhecidos, resistência na supervisão.”

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos deputados federais no Instagram em fevereiro

Últimas Notícias

Prefeitura de Valparaíso regulamenta ValeGás

12 de março de 2026

IFG em Valparaíso abre vagas com bolsa para a rede pública

12 de março de 2026

Fundação Índigo anuncia curso para formar candidatos do União Brasil

12 de março de 2026
Ângelo Pignaton/Agência CLDF

Resultados Fiscais do GDF: Audiência na CEOF

11 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?