O projeto ArteFato, lançado em 2021 pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, estreia novo formato com a presença de duas expoentes da nova MPB. O brilho e textura das vozes de Roberta Campos e Vanessa Pinheiro poderão ser conferidos de perto na qui9nta-feira, 18 de abril, no Teatro dos Bancários, a partir das 20h.
Para Sandro Silva Oliveira, secretário de Cultura do Sindicato, “ao reunirmos uma artista bancária, de Brasília, e uma atração de fora, buscamos valorizar os artistas da categoria e os talentos nacionais. Essa união pode dar ainda mais visibilidade aos artistas bancários, ao mesmo tempo em que movimentamos a cultura de Brasília”. O ArteFato tem direção artística do músico e produtor Adriano Rocha.
Roberta Campos sobe ao palco para apresentar seu novo projeto “Cinco Partes de Mim”, um passeio por suas quatro maiores influências: Djavan, Marisa Monte, Kid Abelha e Clube da Esquina. O show destaca a própria Roberta, uma vez que, após passear pelas músicas que lhe foram mais significativas de cada um desses artistas, deságua em canções emblemáticas da sua carreira.
Para montar o show, além da cuidadosa seleção do repertório, Roberta fez uma releitura particular de cada música, trazendo-as para seu universo. Que ganharam novos arranjos, roupagens e sua marca em voz e violão.
Além de canções como “Linha do Equador”, de Djavan; “Paisagem na Janela”, do Clube da Esquina; e “Não vá Embora”, de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, não faltam seus sucessos autorais como “De janeiro a janeiro” e “Minha Felicidade”. A direção musical do show é da própria Roberta.
Quem abre a noite é a cantora e compositora brasiliense Vanessa Pinheiro. Descrita por Nelson Motta como “uma artista que faz MPB de qualidade”, ela já excursionou pela Argentina, Espanha, França e Portugal, onde, em 2005, foi apontada pela imprensa especializada como revelação da música brasileira. Pinheiro divide seu tempo de artista a profissão de bancária da Caixa Econômica Federal.
Serviço:
ArteFato, 35ª edição
Local:Teatro dos Bancários(EQS 314/315)
Dia e horário: 18 de abril, às 20h
Ingressos: entrada franca
Classificação indicativa: Livre