Após se submeterem a um longo processo de avaliação para participar do programa Minha Casa, Minha Vida/Morar Bem, os candidatos habilitados enfrentam longas filas para entregar a documentação solicitada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) do DF. Devido ao elevado número de convocados, na manhã de ontem, a fila dava a volta no quarteirão da quadra 4, no Setor Comercial Sul. A fim de garantir um lugar, muitas pessoas dormiram no local ou chegaram de madrugada. De acordo com o supervisor de atendimento da Codhab, são menos de 15 funcionários para atender 200 pessoas diariamente.
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Segundo os candidatos, ao contrário do que afirmam os funcionários do órgão, as senhas são entregues apenas na sala de espera da companhia e não ao longo da fila. Cansado de esperar e com os ânimos à flor da pele, o conselheiro tutelar Wisley Pereira de Souza, de 34 anos, discutiu com um dos funcionários que fazem a triagem. “A função deles é checar a documentação e o prazo de entrega, só depois disso podemos pegar uma senha. Mas eles só vêm aqui pedir para irmos embora porque não vai dar tempo de sermos atendidos”, desabafa.
Helena Matias, secretária, de 64 anos, concorda: “É a terceira vez que eu venho. Já venceu o prazo para a entrega da papelada e eu ainda não consegui chegar nem perto da entrada da Codhab. Os funcionários só aparecem para nos desmotivar”.
A administradora Denia Virgínia, 34, denuncia que a Codhab deveria funcionar até as 16h, mas, na última sexta-feira, o atendimento acabou às 15h. “Os funcionários passaram pela fila uma hora antes do horário de fechamento do órgão e disseram que não atenderiam mais ninguém. Não entendi o porquê, achei um absurdo!”, reclama.
“Essa é a quarta vez que eu venho. Os funcionários pedem para chegarmos de madrugada mas quem vai se arriscar a fazer isso nessa região, que é superperigosa?”, questiona Alessandro Miranda, cabeleireiro, de 35 anos.