“Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. Este o tema da 8ª edição da campanha Maio Amarelo, lançada segunda-feira (3), por meio de uma live, no canal do Departamento de Trânsito do DF no YouTube (www.youtube.com/detrandfoficial). Contamos com a presença do diretor de relações institucionais do Observatório Nacional de Segurança Viária, Francisco Garonce.
Esta iniciativa une sociedade civil e órgãos governamentais em prol de um trânsito mais humanizado e seguro. Em 2020, devido à pandemia da covid-19, a campanha foi realizada prioritariamente de forma digital em todo o País. Este ano, com a volta às aulas na rede particular de ensino, o Detran-DF vai levar espetáculos teatrais, repentistas e contação de histórias para algumas escolas particulares.
As peças teatrais serão encenadas para crianças de 6 a 10 anos, com foco nas orientações sobre a circulação em via pública, comportamento adequado no interior de veículos e circulação de bicicletas. As crianças de 4 e 5 anos ouvirão histórias que abordam as orientações sobre a circulação em via pública e o comportamento adequado no interior de veículos.
Engenharia e fiscalização – No DF, iniciativas como o Maio Amarelo têm sido importantes na redução de mortes no trânsito. Além de campanhas educativas, o Detran tem investido em ações de engenharia de trânsito e na intensificação da fiscalização, com vistas a reduzir o desrespeito às regras de segurança viária, principalmente o uso do celular ao volante, a condução de veículos sob influência de álcool, a falta do cinto de segurança pelo motorista e passageiros, o desrespeito ao pedestre na faixa e a direção de veículos por pessoa não habilitada ou com o direito de dirigir suspenso.
Para este mês de maio, o Detran programou mais de 120 operações do tipo blitz e patrulhamento com abordagens em diversas cidades do DF.