O Mestre George Gurdieff afirmou: \” a única coisa certa é que o homem não aprende\”. Isso é verdade para a maior parte da humanidade. As pessoas permanecem com as mesmas mazelas de caráter.
- Advertisement -
Nascem como projetos para tornarem-se gente e não se tornam. Vivem apenas para a vida material. Somente para o corpo e seus prazeres. São mendigos espirituais, vivendo como mendigos e retornando como mendigos.
Por não acreditarem na continuidade da vida, enxovalham-se com todo tipo de \”sujeira\”, além de contaminarem os filhos, inclusive, na violência contra as esposas. Com isso, a tendência é de que os filhos repetirão a conduta criminosa.No dizer de Chico Xavier, \”são tão pobres que só têm dinheiro\”.
Mercê da Lei Maria da Penha, cujo título se deve a uma senhora paralítica pelas brutalidades do marido, a violência contra mulheres aumenta continuamente. O que está acontecendo? Por que esse desrespeito a essas companheiras de jornada?
Um educador romano já respondeu: falta de educação. \”O homem tem dois lobos em luta dentro de si. Ganha a luta aquele que for alimentado\”. Além do atraso espiritual da humanidade, está faltando exemplo e orientação aos filhos.
No caso, como a mulher é a principal vítima, ela não deve descuidar-se de preparar os filhos para a comunhão respeitosa, solidária e harmoniosa com a mulher. Deve, inclusive, corrigir o ditado antigo \”atrás de um grande homem existe uma grande mulher\”, para \”ao lado de um grande homem existe uma grande mulher\”.
Homens! ao maltratar a mulher, os senhores estão criando uma reação em cadeia. Quando cada filho, por sua vez, maltratar as esposas deles, os senhores são corresponsáveis. Quando cada filho, egresso de um lar violento, usar de violência contra seu semelhante, os senhores são corresponsáveis. Quando cada filho, na condição de patrão, desrespeitar suas empregadas, humilhando-as ou assediando-as, os senhores são corresponsáveis.
Tanto o bem quanto o mau são contagiantes, mas, pela condição de atraso deste mundo, o mau ainda é mais contagiante. Não esqueçam: mulheres são companheiras de jornada! Homens, passem da desumanidade para a humanidade!