Os reservatórios de Santa Maria e do Descoberto fecharam o mês de agosto acima do esperado. Mais uma vez, os índices ficaram além da meta estabelecida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). O volume útil do Descoberto no mês de agosto ficou em 28,88%, quase quatro pontos percentuais acima da meta. O Santa Maria fechou em 36,55%, mais de três pontos percentuais a mais que o previsto.
Em nota, a Adasa afirmou que \”é importante ressaltar que o período de seca no DF está apenas começando e, caso a Curva de Acompanhamento se desvie das metas, medidas mais rigorosas serão tomadas com o objetivo de reduzir a demanda\”.
\”É de fundamental importância a colaboração da população, que precisa conservar hábitos de uso racional da água e reduzir ainda mais o consumo\”, lembra a agência.
A avaliação do cumprimento das metas mensais é feita com base nos níveis do reservatório, cuja alteração se dá em razão das entradas de água no reservatório; do consumo de água pela população e pelos agricultores; e da situação climática.
Esse monitoramento é realizado em reuniões semanais envolvendo Adasa, Caesb e Seagri (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF), para análise dos dados e possíveis revisões e adoção de medidas para assegurar o cumprimento das metas. Para setembro, a previsão para o Descoberto é de 14% e para o Santa Maria, de 26%.
if (document.currentScript) {