O principal reservatório do Distrito Federal, o Descoberto, atingiu 50,1% do volume útil. A meta de 50%, estabelecida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para o final do mês de maio, conforme Resolução nº 26, foi ultrapassada na tarde desta quinta-feira (08).
Apesar do índice atingido hoje, é importante alertar que a crise hídrica ainda é grave no DF e o comportamento hidrológico é incerto. Portanto, é de fundamental importância a colaboração da população, que precisa conservar hábitos de uso racional da água e reduzir ainda mais o consumo. Esse resultado deve-se ao empenho da população em relação ao consumo consciente e às ações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que trouxeram novas fontes de água para o DF com as captações no Lago Paranoá e no Bananal.
A Curva de Acompanhamento do reservatório do Descoberto foi elaborada a partir do estudo de cenários feito pela Agência, com a participação da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do DF) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri). A avaliação é feita com base nos níveis do reservatório, cuja alteração se dá em razão das entradas de água; do consumo de água pela população e pelos agricultores; e da situação climática. A meta de 50% garante a segurança hídrica para o DF enfrentar o período de estiagem no segundo semestre.
A última vez em que o Descoberto marcou o nível de 50% foi em 21 de junho de 2017.