O Republicanos anunciou nessa segunda-feira (25) a indicação do nome da ex-ministra Damares Alves como pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal. O comunicado foi oficializado durante evento na sede do partido em Brasília.
A decisão criou um impasse. A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), também ex-ministra do governo Bolsonaro, pretende ser candidata a senadora pelo Distrito Federal e só há uma vaga no Senado por unidade federativa.
Na última quinta-feira (21), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o ex-governador José Roberto Arruda, marido de Flávia, estiveram no mesmo palanque, em um evento pelo aniversário de 62 anos de Brasília. Ibaneis afirmou: “Nós temos um compromisso com a deputada Flávia Arruda, nossa pré-candidata ao Senado, a gente está junto nessa caminhada à vitória, caso o DF entenda que seja o caminho, a nossa reeleição”.
Em contrapartida, a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Republicanos tomaram a decisão na semana passada. “A definição pelo Senado foi avaliada como sendo a melhor escolha para o partido após reunião conjunta realizada pela Executiva do Republicanos e os principais nomes da legenda para a disputa das eleições de outubro”, informou a sigla.
Com informações de O Tempo.