
Quando o Corpo de Bombeiros interditou o Teatro Nacional Claudio Santoro, em dezembro de 2013, a Secretaria de Cultura estimou que precisaria de R$ 200 milhões para recuperar o maior conjunto arquitetônico destinado exclusivamente às artes na Capital da República. Com a deterioração do tempo, porém, o orçamento atualizado da obra chega a R$ 250 milhões. E não para de subir.
Enquanto isso, os artistas são obrigados a procurar alternativas para continuar os ensaios e as apresentações em Brasília. A Orquestra Sinfônica, por exemplo, tem usado o Cine Brasília. Muitas escolas de balé e teatro alugam espaços privados ou se adaptam em parques, quadras de esporte e outros ambientes públicos. Já no monumento projetado por Oscar Niemeyer as entradas servem de abrigo para mendigos e usuários de drogas.
No caso dos membros da conceituada Orquestra Sinfônica, o Cine Brasília tornou-se a nova casa dos músicos. No entanto, por não se tratar de um lugar próprio para orquestras, os instrumentos não podem ser deixados no local. “Quando o músico carrega seu instrumento para todo canto, está sujeito a intempéries de tempo, de clima, e assaltos. Isso é ruim para o instrumento e para o músico”, lamenta a musicista Lucia Valeska, 50 anos, componente da Orquestra.
A bailarina Amanda Augusta, 20, relembra suas emocionantes apresentações no teatro e sente saudades. “A sensação de se apresentar na Villa-Lobos é muito boa. O palco era enorme, diferente da maioria dos teatros em Brasília. Além disso, tinha uma capacidade de público muito grande e boa iluminação”. Segundo Amanda, nas últimas vezes em que se apresentou no teatro era visível a necessidade de uma reforma. “A fiação estava exposta, os camarins precários e os espelhos quebrados”, conta.
A Secretaria de Cultura garante que o Foyer do teatro deve ser reaberto ainda este ano. O governo diz que trabalha para diminuir os custos da reforma para começar a revitalizar o espaço. Mas a reportagem esteve no local e verificou que a obra está parada.
Com informações de Laura Neiva, da Agência UniCeub