Rede pública fará reabilitação de pacientes de covid-19

Cris AzevedoPor ,31/03/2021 às 18:26, Atualizado em 01/04/2021 às 8:05

Lei aprovada pela Câmara Legislativa vai à sanção do governador Ibaneis Rocha

Foto: Reprodução

A Câmara Legislativa aprovou, terça-feira (30), o projeto de lei nº 1.713/2021, do deputado José Gomes (PSB), que assegura atendimento especializado de reabilitação para pacientes da covid-19 que ficaram com sequelas. O texto segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Pela proposta, os pacientes com sequelas deverão ter acesso a atendimento dentro das especialidades de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social, seguindo os protocolos de saúde definidos pelas autoridades.

Segundo o autor, a medida se justifica, uma vez que a luta pela recuperação total da covid-19 não acaba com a alta hospitalar. “Quando contraem a doença, vários pacientes evoluem para quadro de pneumonia e precisam de assistência respiratória por meio de ventilação mecânica. Em casos mais graves, necessitam de entubação, permanecendo longos períodos acamados ou sedados, podendo apresentar algum grau de paralisia muscular”, argumenta José Gomes.

Segundo a Secretaria de Saúde, pacientes com sequelas pulmonares e motoras pós-covid-19 podem ser atendidos nos ambulatórios de reabilitação pulmonar do HRAN, HRC, HRT, HUB e HBDF. O agendamento é nos próprios ambulatórios.

Deixe um comentário

Rolar para cima