Pelo menos 7 mil pessoas serão beneficiadas com a implementação da rede de esgotamento sanitário do Setor Residencial Oeste de Samambaia. O sistema, inaugurado nesta quarta-feira (28) pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, conta com 1.635 ligações. “É uma obra que ninguém vê, porque está embaixo da terra, mas que é fundamental para garantir a saúde da comunidade. Vamos beneficiar diretamente 1.635 famílias, que até agora convivem com esgoto a céu aberto”, disse o governador.
Os moradores começaram a receber hoje carta da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) para fazer a ligação da rede de esgoto em suas residências. O prazo é de 30 dias. Com isso, moradores das quadras QR 827, QR 829, QR 831, QR 833, QR 1.029, QR 1.031 e QR 1.033 da região administrativa deixarão de usar fossas negras. O rejeito sanitário produzido na área será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto Melchior.
A obra inclui a construção de 4,1 quilômetros de rede pública e 8,1 quilômetros de ramais condominiais. Também foram instalados 5,2 quilômetros de sifão invertido, que permite a transposição do material por obstáculos como córregos, rios e galerias pluviais. Dessa forma, o esgoto não contamina os cursos d’água da região. O investimento foi de R$ 2.632.741,15, executado pela AEP Construções.
Rollemberg aproveitou a ocasião para destacar algumas ações do governo de Brasília em Samambaia:
- A entrega de dois terminais rodoviários, um em Samambaia Sul e outro em Samambaia Norte
- A construção da Escola Classe Guariroba, que será inaugurada em breve
- A inauguração de uma nova sede do centro interescolar de línguas e de cinco creches
- A abertura do complexo cultural, que está sendo mobiliado antes da entrega
- A drenagem do centro da região administrativa e o recapeamento da Via Leste
- Criação do Batalhão de Motopatrulhamento Tático da Polícia Militar do DF