Walberto Maciel
Com uma expectativa de 4 milhões de participantes, o Enem teve a sua primeira etapa aplicada no domingo (5) em todo o Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais acredita que a taxa de ausências nesse primeiro dia será em torno de 20%.
Hoje foram aplicadas as provas de linguagem, redação e ciências humanas. O tema da redação não surpreendeu os especialistas em educação e linguagem, que já esperavam um tema ligado à mulher, mas o enfoque foi uma grande surpresa por colocar o cuidado que a mulher presta para a família e para a sociedade em geral.
“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, o tema coloca em destaque a invisibilidade da mulher, dona de casa, da mulher que cuida de idosos, crianças e a naturalização da dupla jornada de trabalho da mulher.
Um outro destaque na prova foi a questão 75 que tratou do racismo colocando um trecho de uma música da torcida do Fluminense contra a torcida do Flamengo, quando os torcedores do Flamengo são tratados como “mulambos” termo usado na escravidão pelos senhores de engenho para ofender os negros.
Na próxima semana, no domingo as provas serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza e também terão início às 13h. Cerca de 50 mil alunos que fizeram a opção de realizar as provas mais perto de casa farão provas em dezembro.
Lula e Janja – No sábado, véspera da prova o presidente Luíz Inácio Lula da Silva e a primeira dama Janja gravaram vídeos incentivando os alunos a participarem da prova e se esforçarem para conseguirem boas notas nas provas.