O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a modernização do sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais e o aperfeiçoamento do controle de acesso, incluindo reconhecimento facial.
Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, os sistemas de alarmes e sensores de presença nas unidades prisionais federais também serão ampliados. O governo pretende ainda viabilizar, por meio do Fundo Penitenciário Nacional, a construção de muralhas em todos os presídios federais, a exemplo do que foi feito na Papuda, no DF.
Outra medida é a requisição para a nomeação de 80 policiais penais federais, aprovados em concurso público, para reforçar o sistema prisional federal. Parte do contingente será deslocado para Mossoró.
Em relação às causas da fuga, Lewandowski informou que há duas investigações em curso. Uma de caráter administrativo para apurar responsabilidades disciplinares e um inquérito policial que foi aberto no âmbito da PF. As autoridades querem desvendar se houve participação de pessoas que possam ter facilitado a fuga dos detentos.
“Estamos atentos, operantes, e todos os esforços estão sendo desenvolvidos para a recaptura e na apuração de responsabilidade, tanto no âmbito administrativo quanto criminal”, resumiu o ministro.