Atenção ao calendário para ficar em dia com o leão. A Receita Federal do Brasil (RFB) antecipou para esta quinta-feira, 09 de março, a liberação do Programa do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) para download. Já o prazo para enviar a Declaração, bem como iniciar as funcionalidades da entrega, transmissão e informações da pré-preenchida permanece para o dia 15 de março.
Neste ano, uma das novidades é o prazo maior, que se estenderá até o dia 31 de maio, possibilitando inclusive a declaração pré-preenchida. A intenção da Receita é permitir que o contribuinte faça a declaração antecipadamente e assim, evitar a sobrecarga do sistema no dia da entrega. Após a data limite, o contribuinte que não prestar contas com o fisco poderá estar sujeito à multa pelo atraso. As mudanças no cronograma focaram também no recebimento da restituição por PIX e a inclusão de criptoativos, além de ressaltar a possibilidade da destinação por meio do Imposto de Renda Solidário.
De acordo com a RFB, neste ano, a estimativa é que sejam recebidas entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações. Com isso, o ideal é se antecipar e começar a separar os documentos para garantir uma melhor restituição, evitando cair na malha fina, já que neste ano a RFB anunciou várias novidades para o imposto e a relação dos contribuintes obrigados a entregar a declaração.
A primeira delas é em relação à declaração pré-preenchida, que será disponibilizada a partir do dia 15 de março. Essa modalidade estava disponível apenas para aqueles que possuíam conta gov.br, em níveis ouro e prata, mas agora todos os contribuintes podem ser beneficiados. Essa mudança possibilita que o prestador de contas tenha uma visão melhor da declaração e reforça a transparência, uma vez que o cidadão poderá ter acesso ao controle de entrega da declaração de forma online, ferramenta que anteriormente fazia parte da comunicação interna da Receita Federal. Outra novidade é a possibilidade de recuperar informações, desde que os dados estejam todos corretos.