Da Redação
O site oficial da Receita Federal emitiu alerta para um novo golpe que tem por alvo os cidadãos em processo de declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. Criminosos estão se passando pelo órgão e desta vez utilizando informações a respeito de restituição a fim de lesá-los.
A instituição recomenda cuidados com correspondências enviadas por e-mail. Ressalta que os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso e que as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br.
Veja abaixo um exemplo de mensagem falsa, na qual foi usada uma cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br. para tentar dar uma impressão enganosa de autenticidade. Os criminosos ainda informam os dados para recebimento da restituição por meio de PIX e um link para visualizar o comprovante.
O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 é até 31 de maio. Quem tiver direito à restituição, os pagamentos serão realizados em cinco lotes, sendo o primeiro em 31 de maio.
Com informações da Receita Federal e da Agência Brasil.