A Receita do Distrito Federal deflagrou nesta terça-feira (27/8) a operação Tributum Umbra, que tem o objetivo de monitorar mercadorias sujeitas à tributação. A equipe, vinculada à Secretaria de Economia do DF, é composta por cerca de 45 auditores fiscais.
Na fase inicial da operação, a equipe apreendeu mais de R$ 245 milhões em mercadorias com situação irregular e identificou mais de R$ 101 milhões em multas e ICMS ainda devidos aos cofres públicos. Foram reveladas inconsistências em algumas notas fiscais e escriturações, indicando a existência de fraudes, como a aplicação incorreta das alíquotas do ICMS – resultando em repasse de valores inferiores aos realmente devidos.
Nesta segunda fase, a Receita do DF tem o objetivo de desmantelar esquemas de sonegação fiscal operados por empresas fantasmas abertas exclusivamente para emitir notas fiscais falsas. As atividades em todo o DF começaram às 4h e não têm horário para encerrar.
“A operação visa não apenas combater a sonegação fiscal, mas proporcionar uma sensação de risco para quem tenta se evadir das obrigações tributárias. Além disso, busca manter um ambiente de negócios justo e saudável, impedindo que maus contribuintes concorram deslealmente com empresas que cumprem as responsabilidades fiscais”, afirmou a Receita.