Os leigos confundem injúria com racismo. Porém, nós, advogados, temos um entendimento diferente. Então, vamos diferenciá-los. Injuria é insulto. Racismo é impedimento. Se um médico xinga um negro por sua cor, é injúria. Caso se recuse a atendê-lo, é racismo. O crime de racismo tem uma pena maior do que o de injúria e é imprescritível.
- Advertisement -
Nesta semana, brasileiros conscientes e solidários ficaram chocados com os insultos recebidos por Maria Julia Coutinho. Negra, linda e simpática, ela é a \”moça do tempo\” do Jornal Nacional, da Rede Globo. Insultos que só podem ter partido de dementes incomodados com quem não lhes fez mal nenhum.
A verdade é que, após a libertação dos escravos, a Lei Áurea, da princesa “patricinha”, não previu indenizações para eventuais sofridas pelos negros e a elite rica e branca brasileira deixou de contratá-los como empregados, preferindo trazer estrangeiros para ocupar seus postos, numa verdadeira atitude racista.
Os negros não receberam moradias, terras e nem escolas para seus filhos. Passaram a sobreviver realizando pequenos furtos. Muitos se embriagavam para, pelo menos por algumas horas, esquecerem-se do estado de miséria em que viviam. Esta conduta aprofundou o preconceito disseminado por uma Igreja Católica medieval, que afirmava que negros não tinham alma.
Recentemente, nossos governantes procuraram corrigir a injustiça, destinando cotas raciais nas universidades e nos concursos públicos, a exemplo do que fizera os Estados Unidos, onde se formou uma grande classe média negra. Incrível é que no Brasil haja resistências até de juízes de direito, mercê de o STF ter reconhecido as cotas como constitucionais.
Estamos ainda longe do sonho de Martin Luther King: \”aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a viver como irmãos\”.
Mas já avançamos. Sente-se inferior quem precisa humilhar para sentir-se superior.
Leia Mais:
A volta da inquisição
- Advertisement -
Apóstolo Paulo: “Eu venci o bom combate”
Entendendo os sentimentos humanos