Apontar os problemas do Distrito Federal e cobrar soluções das autoridades é um dos compromissos do Brasília Capital. Nas últimas semanas, o jornal e o site www.bsbcapital.com.br levantaram alguns assuntos que mexeram com a cidade e os formadores de opinião da capital da República. Confira alguns deles nesta página.
- Advertisement -
Justiça suspende pagamento de aluguel do Centro Administrativo
Na edição 191 (de 17 a 23 de janeiro), o Brasília Capital apresentou à sociedade o Super Anaxi, personagem fundamental na inauguração do novo Centro Administrativo do GDF. Anaxi é o apelido de Anaximenes Vale dos Santos – o homem assumiu o cargo de administrador regional de Taguatinga no dia 30 de dezembro, analisou um processo com mais de 4 mil páginas, e no dia seguinte, às 10h, participou da inauguração do complexo ao lado do ex-governador Agnelo Queiroz (PT).
O voluntarismo de Anaxi geraria ao GDF, já em janeiro, uma despesa de R$ 4 milhões referente ao aluguel do prédio, que não tem condições de uso, já que não possui ligações de redes telefônicas, de internet, ar-condicionado. A matéria publicada na edição impressa teve a primeira denúncia postada no www.bsbcapital.com.br na terça-feira (13) e foi lida ou compartilhada por mais de 16 mil pessoas. Após sair no jornal, atingiu mais de 10 mil leitores na web.
Após a denúncia feita em primeira mão por nosso site, outros veículos de comunicação pautaram a matéria, motivando o Ministério Público a entrar em ação. Na terça-feira (27), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal acatou pedido do MP e suspendeu o pagamento do aluguel ao consórcio formado pelas empreiteiras Via Engenharia e pela Odebrecht, responsável pela construção do Centro Administrativo. A liminar foi concedida pela 4ª Vara de Fazenda Pública na sexta-feira (23). Ou seja, pelo menos por enquanto, o tiro do Super Anaxi e de Agnelo pela culatra, o que representará uma grande economia para os cofres públicos, graças à investigação do Brasília Capital.
Confira a matéria completa na edição 192, nas páginas 4 a 6.