Um racionamento emergencial já começou a deixar áreas do Distrito Federal sem abastecimento de água por dois dias neste final de semana. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está enfrentando dificuldades para abastecer a população de Brazlândia, cidade satélite que fica a 36 quilômetros (km) do centro de Brasília.
De acordo com a nota da Caesb, no principal córrego de abastecimento da região, o Barrocão, que também é utilizado para irrigação de agricultura, a companhia sofreu redução de 30 litros por segundo (l/s) na captação de água, que estava em torno de 70 l/s para cerca de 40 l/s. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) já proibiu a captação de águas do córrego até que o nível do reservatório seja retomado.
\”Com essa vazão, a Caesb não consegue acionar nenhuma das duas bombas, que são utilizadas para garantir o abastecimento da região\”, diz o texto. A outorga concedida pela Adasa para a Caesb captar e abastecer toda a cidade de Brazlândia é de 104 l/s.
Devido à situação, a Caesb começou a fazer um rodízio emergencial em algumas áreas, suspendendo o abastecimento de algumas ao meio-dia de sexta-feira (20), com previsão de retorno hoje à noite. Outras áreas foram fechadas às 18h de ontem (21), com previsão de retorno amanhã (23) à noite.
\”A Caesb alerta para a necessidade de se continuar a exercer um consumo consciente e adequado da água de forma a manter e ajudar na melhoria do sistema como um todo\”, ressalta a companhia.
Rodízio prolongado
Devido à falta de chuvas no DF, na sexta-feira (20) a Adasa autorizou a ampliação do racionamento no Distrito Federal das atuais 24 horas de suspensão de abastecimento para 48 horas.
A Caesb afirma que a medida não será aplicada imediatamente e que a população será notificada com antecedência. Apesar da Caesb tentar ao máximo adiar o início desse sistema de rodízio, há a possibilidade de que a suspensão de abastecimento de dois dias seja estendida a todo o DF.
A suspensão desse final de semana ainda não faz parte do plano de 48 horas que ainda será encaminhado para a aprovação da Adasa amanhã.
Proibição
Com a suspensão do uso das águas do córrego Barrocão pela Adasa, a expectativa, segundo nota divulgada pela Adasa, é que assim a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) possa retomar o fornecimento de água em breve.
Os agricultores estão proibidos de captar água do córrego e foram avisados na tarde deste domingo (22) sobre a decisão da Adasa. Diante do agravamento da crise hídrica enfrentada no Distrito Federal, a agência reforça a importância do apoio da população para reduzir o consumo de água e dos agricultores para priorizar o abastecimento da população.
Veja as áreas suspensas em Brazlândia:
– Vila São José 35 a 58, Setor Veredas 03 a 06, Setor Norte Quadras 02 e 12, Áreas Especiais e Setor de Oficinas. Nestas áreas, o abastecimento foi fechado ao meio dia de sexta-feira. Previsão de abertura para a noite de hoje, com estabilização ao longo da noite.
– Setor Sul: Quadras 01, 02 e 04; AE 01; Setor Norte Quadras 01, 03, 04, 06, 07, 08 e 10; entrequadras 02/04 e 06/08;
– Bairro Veredas: quadras 01, 02, 03 (conjs. A, B, C, D) e 04 (conjs. A, B, C, D, E e L);
– Setor Tradicional: Qds 01 a 29; AEs 01 a 07.
– Setor de Oficinas
Nestas áreas, o abastecimento foi suspenso às 18h do dia de ontem (21), com previsão de retorno para a noite de amanhã (23). A estabilização da rede ocorrerá ao longo da noite.
Com informações da Agência Brasil