O governador Ibaneis Rocha anunciou implantação de quatro escolas militares no DF. Recanto das Emas, Estrutural, Ceilândia e Sobradinho receberão o projeto piloto a partir do início do ano letivo, em 11 de fevereiro. A iniciativa faz parte do programa SOS Segurança.
Segundo Ibaneis, cada uma das unidades contará com a presença de cerca de 25 militares que farão o controle disciplinar, a coordenação de atividades patrióticas, de musicalização e esporte, no contraturno escolar.
As unidades terão regras especiais, ao modelo das escolas militares. Estudantes terão uniformes diferenciados, rigor de horários e novas condutas ao transitar pela área coletiva dos colégios, sob a supervisão de PMs e Bombeiros da reserva.
Os Centros Educacionais que adotarão o novo modelo estão localizados em áreas de vulnerabilidade social e concentram altos índices de criminalidade. O baixo desempenho dos estudantes também foi um dos fatores de seleção das unidades para implantação do projeto piloto. Confira unidades selecionadas: CED nº 7 – Ceilândia; CED nº 1 – Estrutural; CED nº 308 – Recanto das Emas; CED nº 3 – Sobradinho.