O passado não é passado, se incomoda no presente, ensinou Freud. Observe as pessoas: ninguém é igual a você. Não se compare. Você é único com finalidade única na Terra. Celebre! As pessoas se mostram verdadeiramente quando provocadas, nas dificuldades, nas derrotas ou quando têm poder.
Quem passa por humilhações na infância e adolescência e aceita, terá quase todos os demais relacionamentos afetados devido à mágoa que carrega e a crença na inferioridade ou rejeição.
Complexo de rejeição é quando você acha que não poderá ser amado porque sente-se discriminado em relação a algum irmão e carrega isto para todo tipo de relacionamento.
Se você acha que seus pais tinham preferência por outro irmão, tornou-se complexado, desconfiado, ciumento, violento. Trate-se e cure-se! Quem é amado é porque é agradável e faz por onde.
No complexo de inferioridade, você foi humilhado e aceitou que é inferior. Liberte-se, vá à luta e vença! Ninguém é inferior.
Você renasce no lugar da sua plantação. Preste atenção como você vive, que bem você faz, como trata as pessoas. Como plantar, colherá! O mundo seria muito menos violento se as pessoas problemáticas se tratassem, ao invés de quererem envolver-se com alguém antes de curarem-se.
Você pensa em casar, mas é complexado, desconfiado, ciumento? Você vai fazer o outro infeliz. Primeiramente, trate-se e cure sua alma! Namorar ou casar com gente “carregada” é viver com problemas. Não entre na de “eu não mereço” ou “não é para mim” em relação ao que você pode alcançar pelo estudo e trabalho.
Por que você tem que acreditar que não merece? Você deve acreditar sempre no melhor. Não esqueça que amar o próximo como a ti mesmo, como recomendou o Mestre, significa começar pelo próximo mais próximo. E o próximo mais próximo de você é você mesmo.