Amigas e amigos observadores do andar da carruagem procuram razões para a queda de popularidade do governo Federal.
Não dá pra entrar no assunto, coisa para quem teve acesso às pesquisas.
Fico, então, na periferia: o logotipo do governo, aquele que traz em cada pedaço de cada letra uma cor diferente formando a palavra Brasil.
De perto, você enxerga claramente o significado daquele amontoado de cores.
Porém, de longe, numa transmissão esportiva – uma partida vôlei, por exemplo – a câmera, ao mostrar o jogo em toda a quadra, faz a marca desaparecer e deixa no vídeo apenas um borrão colorido.
Claro: um logotipo que se desmancha não pode causar danos à imagem de um governo. Já tivemos coisas piores.
Mas comunicação não significa um detalhe no meio de equívocos. E a marca fica como símbolo e resumo de tudo o que o governo vive e tem pela frente.
Seja como for, alguém aprovou a caixa de lápis de cor. E não foi nenhum de meus chegados ou chegadas.