Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades, Meio Ambiente, Uncategorized

Qualidade do ar sofre variação mesmo em dia crítico

  • Redação
  • 19/09/2024
  • 13:43

Compartilhe:

Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os resultados preliminares do monitoramento da qualidade do ar, divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasília Ambiental, mostram que, nas duas primeiras semanas de setembro, houve variação nas medições das estações manuais entre os dias 1º e 14.

As análises indicam que, no dia 10, a qualidade do ar variou entre os níveis considerado ruim e moderado, influenciada pela combinação de fumaça e emissões da Rodoviária do Plano Piloto. No dia 14, foram registrados índices moderados de partículas inaláveis (PM10 e PM2,5).

As medições foram feitas pelas estações manuais localizadas na Rodoviária do Plano Piloto, no Jardim Zoológico e em Samambaia (IFB). Os incêndios, que têm gerado preocupação ambiental constante, resultaram em um aumento das partículas poluentes, elevando os riscos à saúde da população, especialmente entre grupos vulneráveis, como crianças e idosos.

A vice-governadora Celina Leão destacou a agilidade do Governo do Distrito Federal (GDF), que criou um comitê para enfrentar os problemas relacionados à fumaça dos incêndios florestais, tanto internos quanto externos ao DF.

“Nós monitoramos a qualidade do ar de forma contínua e estamos trabalhando para prevenir e melhorar rapidamente esses índices, sempre comprometidos com a saúde da população. Além disso, vamos aumentar nossa capacidade de medição. Atualmente, o DF possui seis estações, e duas novas serão instaladas, com um investimento de cerca de R$ 4 milhões”, afirmou a vice-governadora.

Celina também enfatizou a importância da participação da população no combate aos incêndios. “Precisamos da ajuda de todos para notificar os bombeiros em caso de incêndios e denunciar queimadas intencionais”, ressaltou.

O Instituto Brasília Ambiental recomenda que a população evite atividades ao ar livre nos períodos em que a qualidade do ar está pior e que siga as orientações de saúde pública.

Para o presidente da autarquia, Rôney Nemer, o esforço conjunto do GDF e da população deve ser intensificado, especialmente na prevenção de incêndios. “Situações como essas, resultantes de ações criminosas, exigem a colaboração de todos. Por isso, reforço o pedido para que, ao ver alguém ateando fogo durante este período seco, denuncie pelo 190 para que a polícia possa agir”, disse.

Os dados finais e a análise completa do monitoramento serão divulgados nas próximas semanas.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: Religião brasileira e cristã – I

Júlio Miragaya

GRES Unidos da Papuda?

Tersandro Vilela

Amor em tempos de algoritmos

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

“Maldição do Bezerrão” acabou em 2024

18 de fevereiro de 2026

Viradouro é campeã no RJ com enredo em homenagem a Mestre Ciça

18 de fevereiro de 2026

Taguatinga Shopping sedia festival dedicado aos K-dramas

18 de fevereiro de 2026

Ofensiva da direita por desfile em tributo a Lula é “rídicula”, diz Edinho Silva

18 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.