O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os adversários testados em cenários de segundo turno para a eleição presidencial de 2026, de acordo com pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (16). No confronto com o senador Flávio Bolsonaro (PL), Lula aparece com 46% das intenções de voto, contra 36% do adversário.
Em comparação com o levantamento anterior, realizado em agosto, Lula oscilou dois pontos percentuais para baixo, enquanto Flávio Bolsonaro cresceu quatro pontos. Apesar disso, o petista mantém vantagem confortável.
Esta é a primeira pesquisa da Quaest que não inclui Jair Bolsonaro entre os possíveis candidatos, após o ex-presidente indicar o filho como seu representante na disputa. Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados consideram equivocada a escolha de Flávio Bolsonaro, e 62% afirmam que não votariam no senador para a Presidência.
A sondagem aponta, ainda, que Lula venceria os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), por 45% a 35%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por 44% a 33%; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por 45% a 33%.
Aprovação
A gestão de Lula registra 48% de aprovação e 49% de desaprovação, o que configura empate técnico. No levantamento anterior, 47% aprovavam e 50% desaprovavam o governo.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu duas mil pessoas com 16 anos ou mais, de 11 a 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.