O Partido Verde e a Fundação Verde Herbert Daniel realizam, na quinta-feira (4 de setembro), o seminário “Impactos da Termelétrica no DF: um debate urgente sobre mudanças climáticas”. Um dos temas do debate será possibilidade de instalação de uma usina termelétrica às margens do rio Melchior, próximo a Taguatinga e Samambaia.
A programação também prevê a possibilidade de medidas jurídicas e prerrogativas institucionais que podem ser acionadas para impedir o avanço do projeto, fortalecendo a participação popular e a defesa da água, da vida e do território. “Queremos fazer um alerta sobre os riscos ambientais, sociais e climáticos que podem afetar toda a população”, afirma o deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF).
Segundo ele, esse tipo de empreendimento “vai na contramão dos compromissos de transição energética e justiça ambiental” e ameaça agravar a crise climática, comprometendo ecossistemas locais e impondo custos desproporcionais às comunidades mais vulneráveis. “O momento exige atenção e mobilização para que o futuro da região não seja comprometido por decisões de curto prazo”, alerta.
O encontro abrirá espaço para um diálogo qualificado, técnico e acessível, reunindo especialistas, lideranças políticas, organizações da sociedade civil e cidadãos dispostos a compreender e enfrentar os impactos de termelétricas sobre o meio ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida.
O evento contará com a participação da senadora Leila do Vôlei (PDT-DF), do coordenador de Energia do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), Lourenço Moretto, do presidente do PV-DF, Eduardo Brandão; do coordenador de biodiversidade do Instituto Ampara Animal, Filipe Reis, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
Serviço
SEMINÁRIO | Impactos da Termelétrica no DF: um debate urgente sobre mudanças climáticas
📅 Data: 4 de setembro de 2025
🕐 Hora: 19h
📍 Local: QNL 30, lote 10, Bloco B – 3 andar. Edicio JBC – Ceilândia.
Participe. O futuro do DF está em jogo!