A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, nesta quarta-feira (21), o resultado preliminar de admissibilidade do prêmio Semana Cultural LGBTQIA+ (edital 13/2021), que vai celebrar a trajetória cultural de 50 agentes culturais. A premiação tem aporte de R$ 150 mil, com premiação individual de R$ 3 mil. O número de inscritos foi de 300. A lista, disponível no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), adota o nome social de proponentes, conforme determina o Decreto nº 37.982, de 30 de janeiro de 2017.
As inscrições assinaladas como “admitidas” serão enviadas para a segunda etapa de avaliação das candidaturas (análise de mérito), realizada pela comissão de seleção. Os candidatos de nomes acompanhados pelo selo “em diligência” serão notificados para a apresentação de documentação complementar, o que precisa ser providenciado no prazo de dez dias úteis corridos após a notificação.
A subsecretária de Difusão e Diversidade Cultura da Secec, Sol Montes, lembra que é a primeira vez que essa premiação ocorre. “A gente pretende premiar agentes culturais LGBTQIA+ de todas as regiões administrativas”, afirma. “Outros critérios importantes são a equidade de gênero”. Entre as vagas ofertadas, a comissão verificou mais de 20% de agentes que nunca celebraram qualquer premiação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Foram desclassificadas as proposições enviadas fora do prazo ou elaboradas por agentes culturais que residem fora do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride). Houve ainda casos de mais de duas inscrições, o que não é permitido, conforme especifica o item 5.1 do Edital n° 13/2021.
Acesse aqui o edital com o resultado preliminar.
Informações e esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail difusaoediversidadedf@gmail.com.
*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa