A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, fez uma avaliação preliminar sobre a participação no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) realizado no domingo (18), informando que aproximadamente 1 milhão de candidatos compareceram ao exame.
Com um total de 2,14 milhões de inscritos, o índice de abstenção ultrapassou os 50%. A ministra destacou que essa taxa está dentro das expectativas, especialmente quando comparada a outros concursos de grande porte.
Esther Dweck observou que o Distrito Federal apresentou a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará registrou a maior. Os dados definitivos serão divulgados pelo Ministério da Gestão na segunda-feira (19).
Ela também mencionou que a taxa de abstenção foi inferior à observada em certames recentes, como o do Banco Central, e que a média histórica gira em torno de 40%, podendo chegar a 50% em concursos maiores.
Durante a coletiva, a ministra explicou que a maior taxa de abstenção foi registrada entre os candidatos para vagas de ensino médio, enquanto os candidatos de nível superior compareceram em maior número. “O maior percentual de abstenção ocorreu no nível médio, no bloco 8, que tinha a maior relação candidato/vaga. Em outros blocos, a abstenção ficou abaixo da média. O menor índice de abstenção foi no bloco 3, voltado para as áreas ambiental, agrária e biológica. Em geral, os percentuais de abstenção para o nível superior foram bastante uniformes, destacando-se mais o nível intermediário”, avaliou a ministra.