Já falamos aqui do uso de suplementos protéicos entre os praticantes de exercícios físicos, principalmente, daqueles voltados ao ganho de força e massa muscular. Até pouco tempo atrás havia pouca opção de suplementos para vegetarianos, pois a maioria dos suplementos proteicos é à base de leite, ovo e, mais recentemente, carne. A única opção disponível no mercado eram os isolados protéicos de soja.
- Advertisement -
Recentemente temos visto mais opções de suplementos para esse público, como a proteína isolada de arroz e de ervilha. Especialmente sobre os produtos de arroz, eles parecem ser excelentes opções no que diz respeito à mudança na composição corporal e melhora de performance.
Em 2013, um estudo publicado em uma revista científica de impacto comparou o efeito da suplementação de Whey Protein, uma das proteínas mais indicadas atualmente pelo seu perfil de aminoácidos e capacidade de estimular síntese protéica, com a proteína isolada de arroz.
Os resultados desse estudo, mostraram que o ganho de massa muscular, a redução de gordura corporal, o tempo de recuperação entre o treino e a força muscular, foram semelhantes tanto para o grupo suplementado com Whey Protein como para o grupo que usou a proteína de arroz. Esse resultado se dá pelo perfil de aminoácidos encontrado no arroz e pela elevada concentração de leucina, um aminoácido capaz de estimular a síntese protéica.
Trata-se de uma opção interessante para quem opta por não consumir alimentos de origem animal, mas quer ter bons resultados com exercícios, e também para quem apresenta alguma intolerância ou alergia aos outros produtos disponíveis no mercado.