Protagonismo da pessoa com deficiência será tema de Simpósio Colaborativo

bsbcapitalPor ,13/09/2021 às 14:41, Atualizado em 13/09/2021 às 14:41

Como dar continuidade à educação das PCDs, prover a inclusão digital e a educação inclusiva em tempos de pandemia?

Desde o início de 2020, diante da emergência ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2, vários educadores que atuam com pessoas com deficiência se viram diante de um grande desafio: como dar continuidade à educação das pessoas com deficiência, prover a inclusão digital e a educação inclusiva em tempos de pandemia?

Para tentar responder esta e outras questões, oportunizar o acesso ao conhecimento e trocas de boas práticas pedagógicas, frente às necessidades de formação continuada dos profissionais multidisciplinares que atuam na educação especial e inclusiva é que nos próximos dias 15 e 16 de setembro, Brasília receberá o I Simpósio Colaborativo “O Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Sociedade”

O evento, que nasceu da parceria entre o Instituto Vera Cruz de Desenvolvimento e o Fórum Colaborativo: Diversidade Funcional em Foco, tem como objetivo contribuir para a ampliação dos ambientes temáticos, que possibilitem a visibilidade e o protagonismo da pessoa com deficiência.

Para Rachel Andrade, Diretora do Instituto Vera Cruz de Desenvolvimento, as projeções sobre o protagonismo e participação social de pessoas com deficiência na  sociedade demonstram um acelerado fenômeno que aponta para a urgência na implantação de programas institucionais que atendam às suas necessidades. 

“A população de pessoas com deficiência está, a cada dia, mais avolumada nos programas ofertados pelas instituições especializadas. Contudo, a oferta do atendimento educacional especializado não tem acompanhado a mudança nos paradigmas inclusivos”, afirma. “Com isso, surgem inúmeras preocupações quanto ao tipo de metodologia mais adequada que possa garantir uma melhor qualidade de vida, frente à uma percepção mais atualizada do conceito de diversidade humana, exercício do seu protagonismo social e das suas demandas inerentes”, completa. 

O evento – A primeira edição do Simpósio Colaborativo “O Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Sociedade” conta com o patrocínio da empresa Morelate Distribuidora de Peças para Vans, Micro e Ônibus, Caminhões e Carretas, com sede em São Paulo (SP) e com atividades distribuídas por várias regiões do Brasil.

 O evento será realizado no Brasília Palace Hotel, em Brasília-DF, e em razão da pandemia e dos protocolos sanitários,ofertará apenas 150 inscrições na modalidade presencial para convidados.  Pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais multidisciplinares que atuam na área de educação especial e inclusiva e todos que se interessem pela temática poderão acompanhar as palestras e discussões do Simpósio pela internet.   Para isso, basta acessar o site https://www.simposiocolaborativo.com.br  e realizar a inscrição. 

Boas práticas – O I Simpósio Colaborativo “Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Sociedade” é um evento que promove boas práticas. Atento às questões ambientais, o Simpósio tem a certificação do Instituto Lixo Zero Brasil. Outra preocupação foi promover a inclusão de pessoas com deficiência na prática. A equipe do evento conta várias pessoas com deficiência. 

Serviço:
 I Simpósio Colaborativo “O Protagonismo da Pessoa com Deficiência na Sociedade”
Data:
15 e 16 de setembro de 2021
Local:
Brasília Palace Hotel
Endereço:
SHTN Trecho 01 Conjunto 01, Setor de Hotéis e Turismo Norte – Asa Norte, Brasília – DF
Horário:
das 8h às 18h
Sugestão de Fonte:
 Rachel Andrade,
Diretora do Instituto Vera Cruz de Desenvolvimento
Tel.: (61) 99142-5321

 Maraisa Helena Borges Estevão Pereira –Pedagoga, Doutoranda em Educação, Mestranda em Gerontologia, Especialista em Educação Especial e Políticas Públicas. Professora, Consultora na área da pessoa com deficiência intelectual.
 Tel.: (61) 99311-2880

Programação

DIA 1 – 15/09 

8h30 – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura musical – Grupo Surdodum
9h30 às 10h – Mesa de abertura 

10h às 11h15Diálogo Inicial – Mudando o nosso olhar transformamos o mundo Palestrante– Doutor Rafael Giguer
11h15 às 12h30– Mesa: “O protagonismo da Pessoa Com Deficiência” Mediadora: Eika Junqueira Lôbo
Composição da mesa: Gabriel Torquato; Pollyana Mércio da Silveira Sá;
Roberta Matos e Clayton Eduardo Matta dos Anjos.
12h30 às 14h – Intervalo / Almoço
14h às 15h30 – O papel da Inclusão Social no Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência. Palestrante: Dr. Lucelmo Lacerda
15h30 às 15h45 – INTERVALO/CAFÉ
15h45 às 17h15 – Relacionamento e sexualidade
Palestrante: Thiago Florêncio
17h15 – Encerramento

DIA 2 – 16/09

8h às 8h30 – Início das atividades – Acolhimento e boas-vindas.
8h30 às 9h30 – Mesa: Percursos de aprendizagem da Pessoa com Deficiência. Mediadora: Jenaína Carvalho Composição da Mesa: Marcos de Brito; Mara Rubia Rodrigues Martins; Helena Rita Pereira.
9h30 às 10h30 –Contribuições da Neurociência no Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência. Palestrante: Maria Augusta Pimenta.
10h30 às 10h45 –INTERVALO/CAFÉ
10h45 às 12h – Envelhecimento Ativo da Pessoa com Deficiência. Palestrante: Claudia Lopes
12h às 14h – Intervalo / Almoço
14h às 15h30 – Avaliação biopsicossocial da deficiência
Palestrante: Nathália Diniz
15h30 – INTERVALO/CAFÉ
16 às 17h – A Pessoa com Deficiência Intelectual no Mundo do Trabalho Palestrante: Sérgio Sampaio
17h- Encerramento com programação cultural

Deixe um comentário

Rolar para cima