Na semana do Natal, o Teatro dos Bancários de Brasília foi palco de um ato de solidariedade. Empregados e terceirizados da TI da Caixa Econômica entregaram os presentes do Papai Noel a 1.250 crianças de Ceilândia, Samambaia e da Cidade Estrutural.
O projeto Sonho de Natal é uma iniciativa do engraxate da Caixa, Zaquel Braga, que busca padrinhos dispostos a doar os presentes para realizar o sonho da garotada. O engraxate teve a ideia há 13 anos e desde então vem aumentando o número de crianças atendidas, a partir do envio de cartinhas pedindo o presente de sua preferência.
Ex-diretora do Sindicato e aposentada da Caixa, Helenilda Cândido é voluntária do Sonho de Natal desde a sua criação. “Eu vi o empenho do Zaqueu em proporcionar alegria às crianças, transformando o sonho delas em realidade e, de imediato, passei a ajudá-lo. É um projeto maravilhoso, que hoje conta com muitos voluntários. E, a cada ano, considero ainda mais gratificante”, comentou.
Helenilda agradeceu ao Sindicato por ceder o espaço e o lanche para as crianças, e aos bancários e bancárias que fizeram as doações. “Foi um dia especial para estas crianças, que também se divertiram com apresentações circenses com a trupe Pilombetagem. Papai Noel trouxe presentes para todos, proporcionando momentos de muita alegria”.
Professora da CEI 01, Kátia Valéria informou que 90% das crianças contempladas são da Chácara Santa Luzia, expansão da Estrutural. “São filhos de antigos catadores de lixo, que hoje trabalham com coleta de materiais reutilizáveis e recicláveis. Fizemos a seleção dos alunos para enviar as cartinhas levando em conta as famílias com menos recursos financeiros”.
Durante a pandemia, devido à proibição de aglomerações, o projeto distribuiu cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.