No alto da escada principal da Escola Classe (EC) 02 do Riacho Fundo I, Cinderela descia a escadaria à procura do príncipe. A cena poderia parecer inusitada, mas na unidade escolar os alunos estão acostumados a esbarrar em personagens das histórias infantis andando livremente pelos corredores. Cinderela, no caso, era a estudante Yasmin Rodrigues, do 4º ano.
A cena fazia parte do ensaio de uma das turmas do 4º ano. O grupo dava os últimos retoques para a apresentação da obra “Cinderela” no pátio da escola.
“Nosso projeto de literatura sugere que os estudantes escolham uma história e a recontem da maneira que desejar por meio de uma dramatização, música ou desenho. O interessante é que novas perspectivas surgem. As princesas, por exemplo, ressurgem totalmente empoderadas. Muitas histórias são contadas com um enfoque contemporâneo”, explica a professora do 4º ano, Dayane Angelo.
Filha de pais que incentivaram a leitura em casa desde cedo, e tendo como personagem preferido o inglês Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle), a professora de Atividades reconhece o desafio em competir com jogos eletrônicos, tablets e celulares.
“Em princípio é muito difícil, porque estamos em um mundo tecnológico, mas recontar as histórias incentiva o contato com o livro impresso e a leitura”, comemora Dayane.
Princesas empoderadas
A estudante Yasmin Rodrigues comemora a maneira lúdica de aprender literatura. “Passamos a gostar dos livros, desenvolvemos a leitura. Muitos colegas vencem a timidez para participar das apresentações que são feitas para nossos colegas e para outras turmas”, conta a desenvolta Yasmin.
Pensamento crítico para questionar o enredo de contos clássicos, oralidade, expressão e compreensão dos textos e construção de figurino são apenas algumas das habilidades desenvolvidas pelos participantes da proposta, segundo as docentes. Os resultados do projeto já têm sido comemorados na unidade escolar e ampliaram o público dos cerca de 80 artistas mirins.
Antes eles apresentavam para as turmas próximas. Agora, os pequenos vão se apresentar para os estudantes ainda mais novos.
* Com informações da Secretaria de Educação