Estão abertas as inscrições para o programa Jovens Embaixadores (JE), voltado para alunos do ensino médio da rede pública, que têm até 3 de setembro para se candidatarem. No JE, os jovens participarão de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades de comunicação e liderança, projetos de impacto social e interação com estudantes norte-americanos, além de visitas a locais históricos.
Segundo o edital do programa, além da faixa etária já citada, os pré-requisitos para participar do programa são:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa – ao menos 15 anos em 16 de janeiro de 2024 e NÃO podem completar 19 anos até o dia 4 de fevereiro de 2024;
- Cursar o ensino médio na rede pública brasileira. É preciso estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2023;
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
- Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
- Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
- Ter excelente desempenho escolar;
- Ter perfil de liderança e iniciativa;
- Ser uma pessoa comunicativa;
- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
- Possuir engajamento ativo em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.
Serão selecionados 30 estudantes que se destacam em suas comunidades por sua atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, habilidades de liderança e espírito empreendedor. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Estado dos EUA, coordenada pela Embaixada e pelos Consulados dos EUA no Brasil e implementada pelo grupo +Unidos. A edição vai ocorrer no começo do ano que vem, de 7 a 25 de janeiro de 2025.
Saiba mais detalhes no site oficial do programa Jovens Embaixadores.