O agendamento da vacinação contra a covid-19 continua aberto até esta terça-feira (25) para profissionais de saúde que possuem registro em conselhos de classe ou entidades representativas. De sábado (22) até o momento, a Secretaria de Saúde registrou 5.235 agendamentos de um total de 14,4 mil vagas disponibilizadas para esse público.
O agendamento para os trabalhadores cujos nomes constam na lista recebida pela Secretaria de Saúde pode ser feito por meio de site específico. O documento possui os dados cadastrais de cada um dos beneficiados. As informações contidas na lista são de responsabilidade dos respectivos conselhos de classe, dos órgãos públicos ou das entidades representativas reconhecidas pela secretaria, não havendo a inclusão de cadastros individuais no sistema.
O agendamento está aberto para os trabalhadores das seguintes áreas:
Listas
Segundo a Secretaria de Saúde, as listas recebidas dos conselhos de classe foram inseridas no sistema. Caso os dados não sejam encontrados durante o agendamento, a orientação é que o profissional entre em contato com a entidade representativa para verificar o ocorrido. “Os conselhos de classe devem encaminhar os dados corretos para cadastro, como nome e CPF, pois muitos órgãos estão encaminhando informações incompletas, o que inviabiliza o agendamento por parte do profissional”, informa a subsecretária de Planejamento em Saúde, Cristiane Braga.
Caso o profissional verifique problemas em relação ao CPF, a orientação é para que entre em contato com a Secretaria de Saúde registrando, via internet, uma ouvidoria relatando o ocorrido. Neste caso, ele deve informar nome, CPF e a categoria profissional, assim como a data em que o respectivo conselho de classe enviou seus dados à Secretaria de Saúde, para que a equipe técnica possa consultar o banco de dados e verificar se existe alguma inconformidade.
Vacinação
A vacinação para esse grupo teve início nesta segunda-feira (24) nos locais escolhidos durante o agendamento, que continua aberto até esta terça-feira (25). A escolha das categorias profissionais foi definida a partir de critérios técnicos pelo Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, e ocorre por fases. Novas vagas serão abertas a partir do recebimento de mais vacinas do Programa Nacional de Imunização.