José Matos
Que tipo de professor você é? Ensinador, integrador, educador ou terapeuta? Ensinador: ensina sua disciplina dissociada das demais. Integrador: contextualiza-a, integrando-a com as demais. Educador: integra e trabalha na formação do aluno, sem descuidar dos conteúdos. Terapeuta: Além de integrar e educar, ajuda o aluno a resolver seus conflitos. Mas, antes, precisa tratar-se e livrar-se dos seus próprios conflitos.
O ensino dá mais prazer quando se é educador ou terapeuta. Dizem que magistério é sacerdócio. Não. Magistério é profissão, mas se você exercê-lo com amor terá mais satisfação. Alguns professores-ensinadores afirmam que educação é de berço. Ok! E quando não se tem berço? E quando o berço não tem educação para dar?
Você tem o direito de ser apenas ensinador, mas se você não tiver empatia, não sentirá prazer na velhice. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro como se fosse o outro, ensinou Carl Rogers. Esta é qualidade básica para professores e demais profissionais que lidam com o público.
Quem foi Jesus Cristo? Um professor-educador-terapeuta que veio até a nós trazer ensinamentos sobre a vida e o viver. Libertar-se de toda forma de preconceito é fundamental. O professor, por mais gabaritado que seja, nunca deve descuidar-se de ser aluno da vida, sempre aprendendo com tudo e com todos, livrando-se da imagem que fez de si, da imagem dos outros e eliminando expectativas.
Sem expectativas e imagens não há decepção. Problemas são ensinamentos, e as pessoas são o que são. Ao eliminar preconceitos, imagens e expectativas, o professor livra-se também de muitas complicações.
“Quem educa o educador?”, perguntou Paulo Freire. Ele mesmo. Se olhar para as dificuldades, sem aprendizagem; se olhar somente para o que falta; se olhar e ficar sempre ruminando sobre problemas e momentos ruins; se olhar-se, sem confiança; se viver se comparando e comparando o que tem com os demais; se não aceitar o corpo que tem… Assim você vai sentir-se infeliz.
Sem comparação não há inveja. Trate-se e mude! Evite pensar no pior. Pense em evolução, superação e contribuição, e você e todos em sua volta serão beneficiados.
A nossa base moral vem dos dez mandamentos trazidos por Moisés, a pessoa mais educada de sua época. Educação é para sempre e você é herói do povo brasileiro.