Os professores das redes públicas e privadas do Distrito Federal vão protestar, nesta quarta-feira (21), pela vacinação da categoria contra a Covid-19.
O ato é organizado pelos Sindicatos dos Professores do DF (Sinpro-DF) e dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinproep-DF) e acontece no dia em que a capital comemora 61 anos. A carreata está marcada para às 9h, saindo do estacionamento da Funarte, no Eixo Monumental.
A diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa, gravou um vídeo chamando os professores para aderirem ao movimento. Ela afirmou que o retorno da rede pública só pode ocorrer após a vacinação dos docentes e criticou movimentos que pedem o retorno presencial sem as condições adequadas. “Todos nós estamos acompanhando diariamente o triste quadro da Covid aqui no Distrito Federal. É nesse cenário caótico que donos de escolas obrigam o funcionamento. E a rede pública não é diferente, Ministério Público e alguns deputados, de verdade, acham que não faz diferença morrer mais alguns ou mais muitos”, afirmou a dirigente.
“A nossa luta é por vacina para todos e todas, nós queremos a população do DF vacinada para que possamos sim ter o nosso retorno presencial o quanto antes, mas com total segurança”, continuou. “Nós estamos lutando pela sua vida e pela vida daqueles que você mais ama”.
O Sinproep defende a suspensão das aulas presenciais na rede particular até a imunização dos educadores.
De acordo com o Executivo local, a categoria será imunizada à medida que o DF receber mais doses de vacinas contra a Covid-19, mas não divulgou uma data estimada.
Veja o vídeo completo da diretora do Sinpro, Rosilene Corrêa: