O professor da Universidade de São Paulo (USP) e filósofo Renato Janine Ribeiro tomou posse, na manhã desta segunda-feira, como novo ministro da Educação do governo Dilma Rousseff. Janine assumirá no lugar de Cid Gomes (PROS), que deixou o cargo após se desentender com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).
- Advertisement -
Durante a cerimônia de posse, a presidente Dilma Rousseff comemorou o fato de Janine ser um educador, apesar de ter feito duras críticas ao governo antes de assumir a pasta. \”Renato Janine é uma feliz novidade: um ministro educador para uma Pátria Educadora\”, disse a presidenta. Que ainda depositou toda a confiança no trabalho do novo ministro, \”tenho certeza que Renato irá criar, transformar, melhorar e fazer avançar a educação em nosso país\”, afirmou.
Renato Janine Ribeiro tem formação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. É professor titular de Ética e Filosofia Política da USP. Tem 18 livros editados, além de inúmeros ensaios e artigos em publicações científicas. Em 2001, recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio.