O presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (ACIT), Justo Magalhães, revelou nesta sexta-feira (23) que a Procuradoria Geral do Distrito Federal move uma ação para retomar a área onde está a sede da entidade. A informação foi dada durante almoço de saudação ao novo administrador da cidade, Geraldo César Araújo, o Geraldinho da Globo Esporte, que assumiu o cargo na última semana,
Segundo o presidente da ACIT, a notificação da Procuradoria foi entregue em novembro do ano passado à então administradora regional, Karolyne Guimarães. Desde então, ele tem procurado autoridades do GDF para reverter a decisão. “Nós sabemos quais interesses estão por trás disso”, discursou Justo Magalhães diante de cerca de cem convidados.
A notícia pegou todos de surpresa e suscitou discursos em defesa da manutenção do espaço. Sentado ao lado do ex-vice-governador Benedito Domingos, um dos fundadores da ACIT, Justo Magalhães se emocionou. “O senhor ajudou a criar esta entidade que tanto já fez por Taguatinga. Não permitirei que ela morra justamente em minhas mãos”, disse.
Magalhães tem trabalhado nos últimos anos para construir no terreno da ACIT um pavilhão de exposições de 4.000m² onde, segundo ele, funcionará o Centro de Convenções de Taguatinga. A ideia é que eventos como festas de formatura e grandes bailes comemorativos, tanto da população de Taguatinga como das demais cidades do lado oeste do Distrito Federal possam ser realizados ali.
\”Aqui, além de feiras do comércio, industria e serviços, teremos shows culturais, artísticos etc. Ou a população das cidades satélites não merece isso, será que somos cidadãos de segunda classe?\”, questiona Justo Magalhães.
Até os anos 1990, a Feira do Comércio e Indústria de Taguatinga (Facita), que acontecia anualmente nos meses de junho em comemoração ao aniversário da cidade, era um dos eventos mais tradicionais do Distrito Federal. Shows com artistas nacionais e internacionais levavam multidões e superlotavam a área de 88.000m² no setor QI (Quadras Industriais), hoje, em grande parte, transformado em prédios residenciais.