A oferta de cursos profissionalizantes no Distrito Federal tem crescido nos últimos anos e, em 2015, a expansão seguirá a passos largos. No SENAI-DF, por exemplo, as três unidades oferecerão mais de 20 mil vagas em 19 áreas de conhecimento. De acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o aumento da oferta por cursos técnicos teve um incremento de 55%, no Brasil, nos últimos cinco anos.
- Advertisement -
No Distrito Federal, a demanda também tem aumentado. De acordo com levantamentos do SENAI-DF, no ano de 2012, a instituição teve 7.854 matrículas em programas de Educação Profissional, isso só na unidade de Taguatinga. Em 2014, o número de matrículas saltou para 14.863, ou seja, quase o dobro de inscrições em dois anos.
A demanda é estabelecida pela própria indústria. O resultado, segundo dados da CNI é que 79% dos alunos da instituição conseguem se empregar assim que concluem o curso. Em Brasília, no ano de 2012, 74% dos alunos do SENAI conseguiram um emprego na área em que se formaram, até um ano após concluírem o curso.
Salários
Os níveis salariais de algumas áreas técnicas são equivalentes a determinadas profissões de nível superior. Na área automotiva, por exemplo, há informações de ex-alunos do SENAI que concluíram o curso e já foram empregados por montadoras da Região Centro-Oeste, com salários superiores a 3 mil reais.
“Os cursos técnicos oferecidos pelo SENAI preparam os profissionais que atuam em diversas áreas tecnológicas, formando mão de obra qualificada para os segmentos industriais do DF.”, explica o diretor regional do SENAI, Albano Esteves de Abreu.
As unidades do SENAI estão com matrículas abertas para os cursos técnicos até o próximo dia 27 de julho. Confira os cursos ofertados acessando o site www.sistemafibra.org.br/senai.
Saiba mais:
Vendas do comércio caem 2% nos primeiros cinco meses do ano
Empresários pedem desburocratização na construção civil