Pare! Pense! Se você tem problemas repetidos, significa que está vivendo sem atenção. Acorde! Você não é um robô. Você não está aqui somente para ajuntar cacarecos. Esta Terra é uma escola. Viver é enfrentar problemas, resolvê-los ou adaptar-se. Depois de resolvê-los, precisa compartilhar a experiência com os outros. O resultado disso é sabedoria.
O problema é de relacionamentos? Observe como você se relaciona. É com agressividade? Indiferença? Insegurança? Ciúmes? Desconfiança? Possessividade? O que reclamam de você? O que você precisa melhorar? Ah, mas não existe o carma? Sim, mas você não precisa ajudar o carma.
Se o problema é de desentendimento constante com alguém em particular, talvez tenha que afastar-se. Excepcionalmente, problemas repetidos podem indicar que você precisa agir caridosamente em relação ao seu semelhante naquela área que é problemática para você, como faz o alcoólatra, no grupo Alcoólicos Anônimos.
Existem problemas que só se resolvem quando você aceita a recomendação de Jesus para \”fazer ao outro aquilo que lhe falta\”. No caso dos relacionamentos, é ouvir o outro, com atenção e compaixão, para ajudá-lo a melhorar seu relacionamento. Faça ao próximo aquilo que deseja receber, enfatizou o Mestre.
Seu problema pode ser de \”perder as coisas\”. Neste caso, está faltando atenção e organização. Seu problema é de vícios? Precisa aprofundar a importância da vida, valorizá-la. Em alguns casos, por trás do vício há problemas emocionais não resolvidos, paixão não correspondida, complexos de rejeição ou inferioridade, inveja, mágoa dos pais, impotência (para os homens), tristeza, angústia, etc.
Problemas? Busque a solução sem desânimo, sozinho, com ajuda de grupos ou de terapeutas. Não mascare-os com drogas ou álcool. Com essas muletas você criará mais problemas de dependência, de trabalho e familiares. Você não surgiu do nada. Você veio a este planeta para aprender a amar, mas, primeiro, precisa aprender a se amar.