No primeiro turno das eleições no Distrito Federal, 94,10% das urnas eletrônicas tiveram reconhecimento biométrico – isso corresponde a um total de 6.071 seções. A capital tem 21 zonas eleitorais e 6.452 seções. Do total de 7.445 urnas utilizadas (votação: 6.452; reserva: 680; voto em trânsito: 15; e justificativa: 298), 219 foram trocadas em 5 de outubro. Além dessas, para prevenção de contingências, o Tribunal Regional Eleitoral verificou que, em 107 seções, houve um alto índice de rejeição biométrica.
- Advertisement -
\”Nesses casos, elas também serão substituídas por outras no segundo turno\”, acrescenta Ricardo Negrão, secretario de Tecnologia e Informação do TRE-DF. \”O tribunal fez outro trabalho extremamente importante. Foi a primeira vez que tivemos uma base de dados centralizados com informações sobre documentação. Outro dado importante foi a identificação de eleitores que não tinham biometria\”, destacou o desembargador do TRE-DF José Cruz Macedo.
O Distrito Federal – com 100% de eleitores cadastrados biometricamente – foi o primeiro local do país a divulgar o resultado do primeiro turno das eleições (aproximadamente às 20h15).