Rodrigo Rollemberg (centro) comanda solenidade de inauguração. Acompanham-no (da esq.p/dir.), Humberto Fonseca, deputada Telma Rufino, secretário Marcos Dantas e o administrador Manoel Valdeci Machado. Foto: Tony Winston/Agência Brasília
O primeiro posto de vacinação de Águas Claras foi inaugurado nesta segunda-feira (14), na Praça Rouxinol, com capacidade para receber diariamente de 90 a 100 pessoas. O atendimento já está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A unidade funciona no antigo posto policial da praça e foi adaptada graças a parcerias do governo com empresários locais. “É um posto singelo, mas que trará um enorme resultado na saúde pública”, disse o governador Rodrigo Rollemberg. “A vacinação é um dos grandes serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde e pode evitar muitas doenças. Ter um posto de vacinação próximo facilita muito a imunização.”
A Administração Regional de Águas Claras ficou responsável pela pintura, pelos reparos nas redes elétrica e hidráulica, pelo piso emborrachado na área de aplicação de vacinas, além do local para descarte de lixo infectante, conforme exigência da Vigilância Sanitária. “Há um ano, o governador Rollemberg determinou que os postos policiais tivessem alguma destinação nova. A Polícia Militar passou essa unidade para a Secretaria das Cidades, que, por sua vez, a entregou para a Administração Regional de Águas Claras”, disse o administrador regional de Águas Claras, Manoel Valdeci Machado.
\”Grande vitória\”
A Secretaria de Saúde contribuiu com a cessão de dois computadores e dois modems 4G. “Este posto de vacinação é uma grande vitória. É o primeiro passo para que possamos garantir a atenção primária para a população de Águas Claras”, disse o secretário da pasta, Humberto Fonseca. A unidade funcionará com uma equipe de três enfermeiros e três técnicos de enfermagem da Região de Saúde Sudoeste, que engloba Águas Claras, Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires e Recanto das Emas.
A estudante Ana Beatriz Gomes Cortês, de 13 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada no posto. “É sempre melhor prevenir do que remediar”, disse a garota, que foi imunizada contra o HPV pelo próprio secretário de Saúde. Ela estava acompanhada pela orientadora educacional da escola em que estuda na região administrativa, Ariela Farias, de 36 anos.
Fonte: Agência Brasíliadocument.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);