- Advertisement -
Um grupo de cerca de 20 refugiados, a maioria mulheres e crianças, chegou hoje (16) à Croácia proveniente da Sérvia. O grupo é o primeiro a entrar na União Europeia depois de a Hungria ter fechado a fronteira, informou a polícia.
“Cerca de 20 migrantes, essencialmente mulheres e crianças, entraram na Croácia perto de Tovarnik”, na fronteira com a Sérvia, anunciou um porta-voz da polícia, Domagoj Dzigumovic, acrescentando que eles estão sendo registrados.
Os primeiros refugiados chegaram à cidade sérvia de Sid, junto à fronteira com a Croácia, abrindo a possibilidade de uma nova rota pela Europa.
O grupo de 30 a 40 migrantes, a maioria sírios e afegãos, chegou a Sid no início da manhã, procedente da Macedônia, 500 quilômetros ao Sul.
Até esta semana, a maioria dos migrantes e refugiados viajava pela Grécia, passando pela Macedônia e a Sérvia, até a Hungria.
Na segunda-feira, no entanto, a Hungria fechou as fronteiras, impedindo-os de entrar.
A nova rota leva os migrantes à Croácia, de onde entram na Eslovênia para chegar ao Norte da Europa.
Com a chegada dos primeiros refugiados ao mais novo Estado-Membro da União Europeia, a presidenta da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, convocou reunião de urgência do Conselho de Segurança do país para tratar da crise migratória. O encontro poderá ocorrer sexta-feira (18) ou terça (22) da próxima semana.
- Advertisement -
O primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, disse que o país vai permitir a livre passagem de migrantes pelo seu território. \”Estamos dispostos a aceitar essas pessoas, seja qual for a sua religião ou cor de pele, e a encaminhá-las para onde querem ir, a Alemanha e a Escandinávia”, disse Milanovic em sessão no Parlamento.
Leia mais:
Passa de 500 mil número de migrantes que entraram na UE desde janeiro
Hungria recebeu no domingo novo recorde de 5.809 migrantes
Vídeo mostra tratamento desumano recebido por migrantes na Hungria