Nesse domingo dia 25 de março, por volta das 18:30, no posto PRF de Ceilândia na BR 070 foi preso um motorista de ônibus, de 53 anos, da empresa Taguatur que fazia o itinerário Águas Lindas – Plano Piloto, trajeto estrutural, por dirigir embriagado com 0,61 mg/L de ar alveolar expelido.
Uma passageira de dentro do ônibus percebeu que o motorista estava dirigindo de forma imprudente e estava com cheiro de bebida alcoólica. Dessa forma ligou para o número de emergência da PRF 191 e passou a informação para a Central.
Os policiais do posto da PRF de Ceilândia realizaram a abordagem ao ônibus e solicitaram que o motorista se identificasse e fizesse o teste de bafômetro. A documentação do ônibus e do motorista estavam regularizadas, porém o resultado do teste apresentou índice de 0,61 mg/L.
O condutor ficou quieto e nada respondeu ao ser questionado pelos policiais do por que estava dirigindo um ônibus com mais de 25 pessoas dentro após consumir bebida alcoólica. Dessa forma ele foi encaminhado para a 24ª DP – Polícia Civil de Ceilândia para os procedimentos de praxe.
De acordo com o artigo 165 do CTB – Dirigir sob a influência de álcool – a infração é de R$2934,70, de natureza gravíssima, com 7 pontos na carteira, com as penalidades de multa e suspensão do direito de dirigir. Quando o valor considerado no bafômetro for igual ou maior a 0,30 mg/L de ar alveolar expelido, além da multa o motorista é encaminhado para a polícia judiciária respondendo por crime de trânsito, sendo liberado ou não após o pagamento de fiança estipulada pelo delegado da Polícia Civil.
Apenas nesse ano de 2018 a PRF já prendeu 23 pessoas por dirigir embriagada nas rodovias federais que cortam o DF e o entorno e já aplicou mais de 190 infrações de trânsito por alcoolemia ao volante.
A PRF destaca que a embriaguez no trânsito é uma das principais causas de acidente de trânsito nas rodovias federais e informa que o número Whatsapp de denúncias é o 61 98625-7857. E para emergência por telefone é o 191.