O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, foi detido pela Polícia Federal (PF) na quarta-feira (3) como parte da Operação Unha e Carne.
A prisão ocorreu devido à suspeita de que Bacellar teria vazado informações confidenciais relacionadas à Operação Zargun, que tinha o objetivo de desarticular política e economicamente o Comando Vermelho e que resultou na prisão do ex-deputado estadual TH Joias. As informações sobre a prisão são da TV Globo.
A Operação Zargun visa desmantelar conexões entre grupos criminosos violentos e agentes públicos no Rio de Janeiro. A investigação sugere que informações estratégicas sobre a operação teriam sido divulgadas antes do tempo, permitindo que os investigados tomassem medidas para interferir nas investigações e destruir provas
Na manhã desta quarta-feira, 3/12, a Polícia Federal deflagrou a operação Unha e Carne para combater a atuação de agentes públicos envolvidos no vazamento de informações sigilosas que culminou com a obstrução da investigação realizada no âmbito da Operação Zargun.
Na ação de hoje, a PF cumpre um mandado de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, além de um mandado de intimação para cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação se insere no contexto da decisão do Supremo Tribunal Federal no âmbito do julgamento da ADPF 635/RJ (ADPF das Favelas) que, dentre outras providências, determinou que a Polícia Federal conduzisse investigações sobre a atuação dos principais grupos criminosos violentos em atividade no estado e suas conexões com agentes públicos.